Pular para o conteúdo

O projeto revolucionário na Suécia para construção de cidades de madeira

Marcações:

Nos últimos anos, os edifícios feitos de madeira vêm se tornando mais comuns, atingindo novos patamares, com a conclusão de arranha-céus e construções em países como Noruega e Austrália.

Mas o Reino da Suécia quer ir mais longe: a empresa Atrium Ljungberg anunciou planos de construir uma cidade inteira de madeira, a Stockholm Wood City, que será construída em Sickla, uma área ao sul da capital sueca, Estocolmo.

A construção do local de 250 mil metros quadrados começará em 2025. E quando concluída, dez anos depois, conterá 2 mil residências e 7 mil escritórios, além de restaurantes e lojas. O projeto, tem custo estimado de 1,4 bilhões de dólares, e pretende ser uma “cidade de cinco minutos”, onde escritórios, casas, instalações de lazer e comodidades estão todos a uma distância máxima de cinco minutos a pé. 

Incrivelmente a madeira tem sido defendida como uma alternativa sustentável ao concreto e ao aço, com novos e ambiciosos projetos de construção. Ela seria facilmente obtida a partir de florestas renováveis, abundantes no país escandinavo. Os edifícios de madeira desfrutariam ainda de melhor qualidade do ar interior e poderiam ser construídos com emissões de carbono significativamente mais baixas do que aqueles feitos com materiais convencionais.

Mas é claro que, tal como acontece com outros projetos de construção que utilizam madeira, a Wood City ainda utilizará algum concreto e aço em locais como as fundações, mas os valores globais serão bastante reduzidos. 

A maior preocupação em relação às construções de madeira é o risco de incêndio. Por isso, os edifícios em Wood City serão equipados com diversos sistemas de proteção, como sprinklers e camadas resistentes a chamas.

Com essas promessas de segurança, a Atrium projeta que os primeiros prédios estarão finalizados em 2027.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *