Bill Gates se uniu à Samsung para criar um protótipo de vaso sanitário sem água para uso doméstico que transforma sólidos em cinzas.
O projeto foi desenvolvido como parte de uma iniciativa da Bill & Melinda Gates Foundation, que buscava propostas de vasos sanitários que pudessem gerenciar de forma segura e eficaz os dejetos humanos.
O vaso sanitário com descarga não mudou muito desde que foi inventado em 1596 por Sir John Harington” e a Organização Mundial da Saúde e a UNICEF estimam que cerca de 2,8 bilhões de pessoas em todo o mundo são forçadas a usar instalações sanitárias inseguras em todo o mundo. O que contribui para muitos problemas de saúde significativos enfrentados pela humanidade.
O fundador da Microsoft vem trabalhando com a Samsung para projetar um vaso sanitário sem água, que usa tecnologia de tratamento térmico e bioprocessamento para matar patógenos encontrados em dejetos humanos.
O protótipo é uma resposta a um desafio lançado por Gates há alguns anos e pode ser útil em regiões remotas onde a água é escassa.
O sistema permite que os resíduos sólidos sejam desidratados e transformados em cinzas, enquanto os resíduos líquidos são tratados por meio de um processo de purificação biológica.