Pular para o conteúdo

Uma aula de Integridade com Luiza Helena Trajano


Independente do setor em que você atue, é interessante saber que o Rock in Rio vem sendo referência para muitos players (de mercados distintos) quando o assunto é cultura organizacional. Por conta disso, Luis Justo – CEO do Rock in Rio – vem fazendo uma série de lives chamada Tela Partilhada, que aborda a filosofia e pilares culturais que regem este gigante do mercado. O sexto episódio da série traz a presença mais que ilustre de um dos grandes nomes do mercado brasileiro. Luiza Helena Trajano é Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, empresa que encabeça o ranking das marcas mais transformadoras no período de pandemia, segundo a HSR Specialist Researchers. A Magazine Luiza é reconhecida por oferecer ações voltadas à sociedade, por investir na segurança de seus consumidores e funcionários, por oferecer soluções aos seus consumidores e inovar em momentos de crise, e por ser justa e ética. Por isso, ninguém melhor que Luiza Helena para uma franca conversa sobre INTEGRIDADE.

.

“Honestidade e Integridade não é uma vantagem.” – Luiza começa a conversa trazendo à tona a oportunidade que temos de elevar o nível de consciência durante o período de pandemia. Segundo ela, agora é a hora de parar de reclamar, começar a agir e protagonizar a construção de um país melhor. Na sequência traz a primeira grande semelhança percebida entre os valores de Magazine Luiza e Rock in Rio: a grande filosofia que rege as organizações. O “SONHAR” – que Luiza Helena chama de “CONHECIMENTO” – aparece ao lado do “FAZER ACONTECER”. Luiza vai além. Diz que de nada adianta ter o conhecimento se não o transforma em realização. E prossegue esbanjando alegria e simplicidade se comparando às atuais startups: uma pessoa curiosa, com comportamento experimentador e com uma relação positiva e motivadora com os erros que comete em sua vida.

.

“O propósito é minha espinha dorsal.” – Luiza Helena Trajano envereda seu discurso trazendo constatações pessoais e alguns questionamentos. Indaga porque as empresas crescem enquanto as pessoas não podem ser elas mesmas. Relata que conviveu com sua incompetência e com sua impotência em muitas situações, relembrando seu passado e crescimento dentro de um universo de negócios ainda mais masculino há 40 anos atrás. Conta sua surpresa diante da pandemia, as imensas dificuldades enfrentadas como líder, como por exemplo, o fechamento de 1.100 lojas. E diante de tantas incertezas e desafios, Luiza Helena confidencia que recorre diariamente às bases de seu propósito para mantê-la de pé. Aquilo que perante os desequilíbrios da vida e do mercado a fazem voltar à sua postura altiva e transformadora.

.

“É preciso calor humano para se formar uma cultura.” – Diante de uma pioneira do e-commerce no Brasil, a conversa prossegue com questões relacionadas à Transformação Digital perseguida por tantas organizações, e agora acelerada pelas restrições ocasionadas pela pandemia.  Luiza se mostra uma ferrenha defensora das relações humanas num momento onde impera a tecnologia. Diz que uma cultura organizacional não se faz somente através da tecnologia e que o ‘olho no olho’ será  fundamental nas transformações do mercado. Assim como no Rock in Rio, onde nada substitui a experiência humana e a confraternização promovida em seus shows inesquecíveis, no varejo de sucesso capitaneado pela Magazine Luiza, também nada substitui as relações pessoais com clientes, fornecedores e colaboradores. Um imprescindível equilíbrio entre o ser humano e a tecnologia. 

.

Esta edição do Tela Partilhada, assim como todas as entrevistas e apresentações de Luiza Helena Trajano, se mostra uma aula de varejo e de vida. História das origens de uma pequena loja em Franca e seu desenvolvimento em meio a processo de auditorias, parcerias financeiras e sonhos transformados em realidade. Relações familiares, transmissão de valores a seus filhos e o confronto construtivo pela causa feminina através do movimento Mulheres do Brasil, com resultados reais e pragmáticos em nível de políticas públicas. 

Fica claro que valores inegociáveis cultivam até hoje, todos os dias!, a INTEGRIDADE desta organização, líder fantástica e mãe orientadora. Generosa, Luiza diz que somos do tamanho daquilo que compartilhamos e que temos que pagar o preço pelas nossas escolhas. Seja na inovação, no crescimento, aquisição de novas empresas ou na vida. A grande mensagem que fica  é que, encarar desafios e manter sempre sólidas as suas crenças e propósitos é o caminho mais promissor para o sucesso. E o lucro, que segundo Luiza é fundamental, nunca deve ser colocado na frente de valores éticos.

.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *