Pular para o conteúdo

Robô de metal pode mudar de forma, se derreter e escapar de lugares

Marcações:

Uma equipe de cientistas na China desenvolveu um robô em miniatura que muda de forma.

O vídeo registrado mostra um pequeno robô “derretendo” igual uma massinha de modelar, para atravessar uma barreira de grades. Após superar o obstáculo, ele se reconstrói no formato original.

Segundo o engenheiro Carmel Majidi, o material para a produção do robô foi feito a partir da incorporação de partículas magnéticas ao gálio, um tipo de metal com ponto de fusão especialmente baixo, em apenas 29,8ºC.

As partículas desse material teriam o campo magnético alterado ao ser aquecido, gerando a mudança de fase. Dessa forma, o robô tem a capacidade de mobilidade e flexibilidade.

A inovação foi pensada para ganhar função biomédica, como adentrar um órgão e realizar procedimentos, ou administrar medicamentos sob demanda neste mesmo modelo de funcionamento. Esse tipo de robô também poderá ser usado para emergências em situações em que as mãos humanas ou robôs tradicionais não podem atuar.

Imagine que uma criança tenha engolido uma moeda, um ítem tóxico. Para solucionar esse problema, o robô conseguiria retirar a moeda sem necessidade de uma cirurgia invasiva.

O processo ainda precisa ser aprimorado para que a posição do robô seja rastreada com precisão em cada etapa do procedimento, para assim garantir a segurança do paciente.

Embora ainda haja desafios a serem superados, é empolgante imaginar o futuro dos robôs e o impacto que terão em nossas vidas. Com o contínuo aprimoramento da tecnologia e a crescente demanda por soluções inovadoras, é provável que vejamos ainda mais avanços em robótica nos próximos anos, trazendo novas possibilidades e melhorias para diversas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *