Em 2023, as organizações continuarão a enfrentar desafios significativos. Por isso, a empresa de consultoria Gartner destaca os aspectos do trabalho que os líderes devem priorizar nos próximos 12 meses:
-“Contratação silenciosa”
O conceito de “ demissão silenciosa ” – a ideia de funcionários fazendo o mínimo exigido em seus empregos – foi muito abordado em 2022. Em 2023, as organizações inteligentes vão reverter essa situação e adotar a “contratação silenciosa”. A ideia é Incentivar a mobilidade interna de talentos, alocando colaboradores para as áreas onde a organização mais precisa deles, oferecer oportunidades específicas de qualificação para ajudar os colaboradores a atender às crescentes necessidades organizacionais.
-A busca por candidatos não tradicionais
As organizações precisarão se sentir mais à vontade para avaliar os candidatos apenas com base nas habilidades necessárias para a função, em vez de experiências anteriores. As organizações farão isso removendo os requisitos de educação formal e experiência dos anúncios de emprego. Em vez disso, buscarão candidatos de origens não tradicionais, que podem não ter tido acesso a certas oportunidades profissionais, mas possam atender as demandas da organização.
-A cura do trauma pandêmico
À medida que a ameaça pandêmica diminui, os colaboradores precisam lidar com impactos físicos e emocionais de longo prazo. O estresse dos funcionários em 2022 cresceu quase 60%. Por isso, em 2023 as organizações apoiarão os funcionários fornecendo suporte, através de ‘conselheiros de trauma’, para treinar e orientar os profissionais.
-As organizações devem interligar as gerações
51% dos funcionários da Geração Z dizem que sua educação não os preparou para entrar no mercado de trabalho. Contudo, esse problema não é exclusivo desta geração, e sim de diversas gerações. Portanto, as organizações precisam se empenhar para inserir e conectar os nativos digitais às outras gerações. Os elementos que colaboram com essa união são a autonomia, estrutura, propósitos definidos e diversão. Uma pesquisa da Gartner de 2022 com quase 3.500 funcionários descobriu que, quando as organizações ajudam os funcionários a construir conexões, seus colaboradores têm cinco vezes mais chances compor uma equipe de alto desempenho e 12 vezes mais chances de se sentirem conectados a seus colegas.
A partir destes pontos, segundo a Gartner, as empresas poderão se posicionar para o sucesso, projetando estratégias mais robustas para o futuro.