Nos últimos anos é crescente a quantidade que vêm surgindo de restauradores de fotos antigas profissionais que usam o Photoshop para suas atividades. E com isso um novo mercado de resgate do passado está surgindo.
Aplicativos para smartphones têm sido lançados com a função de resgatar a memória dos entes queridos, assim como exemplo a ferramenta Deep Nostalgia do site Myheritage, que embarcou na mesma onda ao criar mini vídeos com as imagens de pessoas já falecidas.
O Photoshop é amplamente conhecido pelo poder em editar imagens, que muitas vezes distorcem a realidade. E de olho na nova modalidade de resgate do passado, a gigante Adobe está incrementando uma nova ferramenta ao programa para facilitar a vida dos restauradores, profissionais ou amadores.
A restauração digital de fotos antigas geralmente, sempre foi um processo artesanal, que pode levar horas, mesmo para um editor de fotos qualificado. Mas, um novo filtro com inteligência artificial, com previsão para ser lançado ainda este ano, promete lidar com a maior parte do trabalho com um único clique.
A Adobe divulgou o novo recurso em um pequeno vídeo compartilhado no YouTube. Além de remover sujeira, arranhões, vincos e rasgos, a ferramenta parece suavizar a pele das pessoas, remover texturas e ruídos indesejados em imagens em preto e branco ou em tons de sépia, e até mesmo adicionar toques de cor.
O filtro ainda está na versão beta, e os resultados não são tão perfeitos quanto algumas das restaurações manuais de fotos que vimos feitas pelos mestres do Photoshop, mas os resultados já são surpreendentemente bons.
É a tecnologia, desta vez, trazendo o passado para o futuro.