Pular para o conteúdo

Implante cerebral permite olhos voltarem a enxergar novamente

Marcações:

Cientistas na Espanha conseguiram fazer uma paciente cega enxergar ao estimular diretamente o córtex visual de seu cérebro através de um implante neural.

O sistema usa uma “retina artificial” ligada a um par de óculos que detecta a luz na frente de seu usuário. A luz é então processada em sinais elétricos e enviada para uma série de microeletrodos implantados no cérebro do usuário, permitindo que o usuário “veja” a luz captada pelos óculos.

Os pesquisadores testaram o sistema em uma mulher de 57 anos que estava completamente cega há mais de 16 anos. Durante o experimento, ela finalmente conseguiu identificar formas e silhuetas detectadas pela retina artificial.

Os autores acrescentaram que o paciente foi capaz de “identificar algumas letras” e até ” reconhecer os limites dos objetos”.

Embora alguns possam ter escrúpulos sobre a ideia de implantar eletrodos em seus cérebros, a equipe por trás do estudo descobriu que o sistema de retina artificial não afetou a área do cérebro ao redor do córtex visual, sugerindo que o sistema é bastante seguro.

O sistema também exigiu um nível relativamente baixo de atividade elétrica quando comparado a outras matrizes de implantes neurais .

O sistema acabou sendo removido do cérebro da mulher após seis meses de uso. Obviamente, mais pesquisas são necessárias antes que essa tecnologia seja lançada em maior escala.

No entanto, os primeiros indicadores são promissores. Entre implantes neurais e tecnologia de edição de genes, certos tipos de cegueira podem em breve ser eliminados para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *