O Google lançou a IA MusicLM, que pode criar músicas a partir de comandos de texto.
O MusicLM é capaz de combinar diferentes elementos sonoros, instrumentos e gêneros em uma composição musical. A ferramenta pode ainda transformar uma melodia assobiada ou cantarolada em sons de instrumentos.
Também é possível criar melodias a partir de pedidos como, por exemplo, um som “que reproduza a experiência de estar perdido no espaço”. O que permite toda essa complexidade
é o banco de 280 mil horas de tons, que é capaz “de produzir música com variedade e profundidade surpreendentes”. Mas, por enquanto, a novidade do Google não está disponível para uso do público, embora a empresa tenha divulgado alguns resultados.
“O MusicLM ainda tem alguns problemas, como algumas composições que podem soar estranhas e vocais que tendem a ser incompreensíveis. As performances também podem ser repetitivas de maneiras que as obras humanas não são”, informou o Google, em seu blog, sobre a tecnologia.
A ferramenta possui também outro problema, cerca de um por cento das músicas geradas é uma cópia do banco de dados ao qual tem acesso, o que interfere nas questões de direitos autorais.
“As questões relacionadas ao licenciamento da música IA ainda não foram resolvidas, e é possível que seja necessário obter autorizações para lançar músicas criadas pela IA, assim como os músicos que dependem de samples”, explica a empresa.
Segundo o Google, o MusicLM poderá ser acessado apenas por pesquisadores que estão desenvolvendo inteligências artificiais para o setor musical.