Google, Apple e Microsoft colocam a rivalidade de lado por um bem comum.
A senha sempre foi a principal forma de se logar aos serviços na internet, seja em um email ou nas redes sociais. E memorizá-las está cada vez mais difícil.
Porém, a Google anunciou uma operação conjunta com a Apple e a Microsoft, que colocará aos poucos uma nova forma de logar as contas, e quem sabe pôr um fim às senhas.
O plano é integrar as plataformas móveis (sistemas operacionais iOS e Android), ambientes de desktop (MacOS e Windows) e navegadores (Safari, Chrome e Edge). Isso permitirá que você misture e combine todas estas plataformas, trazendo uma experiência mais fluida e confortável.
O processo de login sem senha fará com que os usuários tenham seus telefones como o principal dispositivo de autenticação para aplicativos,
sites e outros serviços digitais. Essa ação ocorrerá pelo uso de um token criptográfico exclusivo, chamado chave de acesso, que é compartilhado entre o telefone e o site. Com isso, desbloquear o aparelho com PIN, desenho padrão ou impressão digital será suficiente para entrar nos serviços da Web, sem a necessidade de inserir uma senha.
Aparentemente a ideia pode trazer uma sensação de insegurança, mas a inovação promete reduzir os roubos de senhas, já que a autenticação depende da biometria armazenada no dispositivo do usuário.
A união da Google, Apple e Microsoft, responsáveis por ocupar parcelas importantes de nossas vidas, levanta novamente os benefícios que esse tipo de relação pode gerar às grandes empresas: em vez de perder tempo e dinheiro desenvolvendo ideias do zero, tomam a decisão de colaborar com rivais, num processo conhecido como coopetição. Assim, ao invés de lutarem por uma pequena parcela do mercado, cooperam entre si, e no final todos dividem um bolo muito maior.
E você, colaboraria com seus concorrentes?
faça parte da lista exclusiva:
conteúdo relevante no seu email