A empresa Tons of Mirrors quer tornar a energia solar mais barata e acessível, e para isso planeja captar 24 horas de luz solar.
Atualmente, painéis de energia solar só conseguem captar energia durante o dia, mas o CEO da empresa, Ben Nowack, planeja se esquivar do problema noturno. Para isso, tem a ideia de instalar uma estrutura no espaço, incorporando grandes refletores que poderiam redirecionar a luz solar para os painéis na Terra durante a noite.
“Considerando que em 200 anos isto substituiria os combustíveis fósseis, então trata-se de um mercado de 17 trilhões de dólares”, afirma Nowack.
A ideia de obter luz solar instalando painéis fora do planeta não é de agora, já existe desde 1977. Desta vez a ideia é que a instalação fique localizada na Estação Espacial Internacional (ISS) para facilitar o acesso 24 horas à energia solar, de onde refletiria luz solar suficiente para a Terra. Dessa forma teríamos energia renovável e abundante. Por ora, o grande desafio é baixar o custo, estabelecer uma grande área no espaço para a instalação e, claro, angariar fundos para o projeto.
Apesar de ser uma ideia desafiadora de se colocar em prática, os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados podem trazer alguma esperança para que essa solução se concretize.