Uma startup espanhola construiu um robô de injeção de material reprodutivo masculino que pode ser controlado usando um controle do PlayStation. A equipe o usou com sucesso para fertilizar óvulos humanos, resultando no nascimento de dois bebês saudáveis.
Usando o controle, um estudante de engenharia da startup Overture Life direcionou uma pequena agulha mecanizada de fertilização in vitro para depositar espermatozóides individuais em óvulos humanos. O resultado: duas meninas nasceram como resultado da fertilização robótica.
Em essência, é uma atualização robótica da fertilização in vitro tradicional, que envolve especialistas humanos, método que às vezes – mas nem sempre – resulta em fertilização.
A técnica custosa e trabalhosa. É aí que entram startups como a Overture e várias outras. Elas visam tornar o processo mais barato e acessível, buscando sua progressiva automação.
A utilização de um controle de PlayStation, o que é simplesmente incrível, e nos mostra que tecnologias “antigas” podem ser combinadas e utilizadas para outros propósitos e resultar em novas tecnologias.