Enquanto as empresas tecnológicas mundiais despedem trabalhadores em massa, a empresa argentina, com operações em toda a América Latina, anunciou que contrataria 13 mil trabalhadores, principalmente no Brasil e no México, aumentando em um terço a sua força de trabalho.
A empresa, que inicialmente apenas conectava compradores e vendedores, expandiu-se para abarcar o setor de pagamentos, a fim de acalmar o medo de fraude dos usuários. Seu sistema de pagamentos, MercadoPago, é agora amplamente confiável.
A companhia também construiu a sua própria rede logística para entregar pacotes rapidamente, superando desafios de infraestrutura. Se antes as entregas eram todas terceirizadas, agora a MercadoLivre participa do transporte de 93% dos seus pacotes.
Mais recentemente, entrou no negócio de publicidade, em rápido crescimento, chegando a estampar uniformes de grandes times de futebol. Além disso, ao contrário da Amazon, que recebe regularmente reclamações sobre as condições de trabalho, os funcionários classificam o MercadoLivre entre as melhores empresas latino-americanas para se trabalhar.
Como em todo o mundo, a pandemia acelerou o crescimento do comércio eletrônico na sua região. Contudo, em contraste com mercados mais maduros, como o Reino Unido, o número de latino-americanos que compram online não caiu depois de um boom inicial em 2020.
A MercadoLivre é um ótimo exemplo de como transformar os desafios da complexidade em oportunidades. Vem rompendo as fronteiras de suas arenas de negócios e, pelo visto, tem ainda amplo espaço para continuar crescendo.