Os anos 2010 foram marcados pelo surgimento de tecnologias incríveis, como tablets, 4G e assistentes de inteligência artificial, como a Siri. No entanto, o impacto dessas inovações na economia foi surpreendentemente limitado, com um aumento médio de apenas 1% na produtividade dos países ricos durante essa década.
A nova onda da IA promete ser diferente, ao menos é o que afirmam seus entusiastas. Nenhuma outra tecnologia despertou tanto interesse e imaginação pública desde a invenção da internet. A ampla adoção de assistentes de IA, como o ChatGPT com seus milhões de usuários, é um exemplo do quão bem aceita essa inovação tem sido pelos consumidores. É fácil perceber como essa tecnologia poderia aprimorar diversos tipos de trabalho.
As empresas de tecnologia estão investindo pesado nesse campo enquanto outras já estão integrando a IA em suas operações. O potencial é realmente enorme. No entanto, para que a IA se dissemine de fato na economia, será necessário ir além das empresas mais ousadas. Isso levará tempo. Um exemplo disso é o caso da internet, que começou a ser utilizada por empresas na década de 1990, mas só foi abraçada, de fato, pelo mundo dos negócios no final dos anos 2000.
Uma pesquisa recente envolvendo empresas norte-americanas revelou que um terço das pequenas empresas não tem planos de adotar a IA em um futuro próximo. Além disso, há indícios de que o uso de assistentes de IA, como o ChatGPT, está em declínio, à medida que as pessoas experimentam e decidem que essa tecnologia não é para elas.
Será que a IA vai corresponder às altas expectativas? Certamente. Os esforços das empresas de tecnologia para tornar a IA mais acessível e fácil de usar podem ser o caminho para sua maior adoção. Na prática, as empresas e usuários adotarão a IA quando novas ferramentas geradas por ela forem incorporadas aos softwares e serviços que já utilizam.
O fato é que, mesmo as tecnologias mais poderosas requerem tempo para se difundirem. Além disso, substituir sistemas já estabelecidos pode ser custoso e complicado. Em alguns setores, a resistência das pessoas e organizações às novas formas de IA também pode ser um obstáculo.
Certamente, a IA transformará nossas vidas e nossos trabalhos, mas ainda teremos um caminho longo e desafiador até lá.