Para muitos de nós, um novo ano representa um recomeço. As resoluções de Ano Novo oferecem uma oportunidade anual de transformar nossas vidas para melhor.
Para entender melhor como os consumidores de hoje estão pensando sobre suas resoluções de ano novo, pesquisadores da Harvard Business School fizeram uma pesquisa com 500 adultos nos Estados Unidos.
Descobriram que o tipo mais comum de resolução era relacionado à saúde, com 58% visando se exercitar mais, 55% visando uma alimentação mais saudável e 54% visando perder peso no ano novo.
O próximo tipo de resolução mais comum foi o financeiro, com 42% dos participantes resolvendo economizar mais dinheiro e 41% esperando saldar dívidas ou gastar menos.
Finalmente, 21% dos entrevistados mencionaram metas de melhoria pessoal, como aprender uma nova habilidade e dedicar mais tempo a hobbies.
A partir desses dados é possível traçar estratégias que podem ajudar sua empresa:
- Ajude seus clientes a criar hábitos saudáveis
e os apresente novos produtos
A pesquisa mostrou que 80% dos participantes disseram estar abertos a experimentarem uma nova marca em 2023 se achassem que isso poderia ajudá-los a atingir seus objetivos. Isso significa que o início de um novo ano é um ótimo momento para aumentar sua base de clientes, alcançando pessoas que talvez não tenham considerado seus produtos antes. É o momento perfeito para incentivar sua base atual a experimentar um novo produto ou uma nova experiência de compra. Portanto, considere lançar um novo produto, lançar um novo recurso ou até mesmo reorganizar o layout da sua loja.
- Estimular a fidelidade do consumidor
Enquanto mais pessoas estão mais abertas a experimentar sua marca, outras também podem estar mais abertas a abandoná-la e mudar para uma concorrente. Mesmo que eles não estejam particularmente insatisfeitos com sua empresa, a mesma mentalidade de “novo começo” pode ajudar outras marcas a atrair novos clientes e também levá-los a buscar novas opções. Isso significa que você deve fazer aumentar a atenção para construir relacionamentos pessoais fortes com seus clientes. Afinal, é mais difícil abandonar uma marca se você se sentir pessoalmente ligado a ela. A pesquisa mostra que os programas de recompensas podem ajudar a fortalecer o relacionamento dos clientes com uma marca e, em muitos casos, os consumidores podem valorizar mais as recompensas experienciais do que as recompensas materiais. Portanto, em vez de apenas oferecer descontos ou promoções, considere incluir experiências (como ingressos de cinema ou acesso a conteúdo exclusivo) para ajudar os clientes a sentirem uma conexão mais forte com sua marca.
- Priorize o valor
A pesquisa mostrou que 75% dos entrevistados estariam dispostos a gastar dinheiro caso o produto ou serviço de fato os ajudassem a manter suas resoluções. Eles estariam dispostos a abrir mão de produtos e marcas que não oferecem um valor real, e migrariam para uma marca que realmente gerasse qualidade de vida.
- Ajude seus clientes a fazer o bem
Finalmente, o início de ano faz com que as pessoas geralmente se concentrem em causar um impacto positivo no mundo. Portanto, considere tomar medidas proativas para demonstrar seu apoio às causas mais importantes para você e seus clientes. Isso pode significar lançar uma iniciativa social ou até mesmo algo tático como mudar para embalagens mais ecológicas.
A mudança de mentalidade dos consumidores pode impactar seus negócios, e por isso, é necessário antecipar a evolução das necessidades de seus clientes e fornecer o valor que os compradores de hoje estão procurando.