Um tempo atrás falamos sobre o carro da Apple, mas agora chegou a vez da Sony querer entrar na disputa automotiva, em parceria com a Honda, entrando no segmento de veículos elétricos de luxo, ainda dominado pela Tesla.
As duas empresas japonesas criaram a marca “Afeela” com o objetivo de produzir um veículo elétrico a partir de 2026. O lançamento do protótipo ocorreu na Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Uma das prioridades da empresa é a interação entre motorista e máquina. Os executivos da Sony Honda Mobility falaram que o espaço automotivo é visto como a próxima fronteira natural para os negócios de mídia da Sony, permitindo que ela ofereça filmes, músicas, programas de TV e jogos dentro do carro.
“Descobrimos que podemos fazer mais um espaço de entretenimento em mobilidade, como uma sala de estar em forma de carro. Já entregamos o Walkman e o PlayStation. O espaço de mobilidade será mais um mercado para nós.” disse Izumi Kawanishi, presidente da Sony Honda Mobility.
O protótipo está equipado com 45 câmeras, assistência de direção semi-autônoma, tração nas quatro rodas e dicas de integração de realidade aumentada e “mundos virtuais” incorporados à experiência de direção, incluindo funções de monitoramento do estado de atenção do motorista.
Os primeiros carros serão lançados nos Estados Unidos, depois no Japão e na Europa.
Apesar da grande concorrência de outras startups que estão na corrida para entrar neste segmento, a Afeela tem grande potencial para movimentar o mercado.