Um relatório da consultoria McKinsey divulgou que 40% dos funcionários norte-americanos afirmaram que desistirão de seus empregos nos próximos meses. Para driblar essa situação Itai Green, fundador e CEO da Innovate Israel, listou 6 dicas de como reter talentos em sua empresa:
- Mapeamento de pessoal
É fundamental mapear os desejos dos colaboradores e suas necessidades atuais. Enquanto um pode estar procurando um desafio, outros podem estar procurando conforto ou reconhecimento. A aplicação de questionários para feedback, combinados com conversas pessoais, pode ser útil para entender as diversas perspectivas, e assim fornecer o que as pessoas, de fato, precisam.
- Relevância
O local de trabalho deve ser relevante para os tempos em que estamos vivendo. Deve se ajustar, incentivar a Transformação Digital e a automação em todos os aspectos e em cada departamento.
- Compreender a mudança de mercado
Segundo Itai Green, é essencial saber como os concorrentes percebem a sua empresa. Também é aconselhável pesquisar o que está acontecendo em empresas similares no exterior, para aprender a melhorar constantemente.
- Pergunte a si mesmo
Para Itai Green, é necessário fazer perguntas difíceis, como: existem líderes tóxicos que impactam nossos colaboradores? Temos as pessoas certas para os cargos? Um bom método é conduzir sessões regulares de brainstormings e trabalhar para ajustar as mudanças.
- Cultura e Disciplina
Os colaboradores não devem ser vistos como uma linha de produção, mas sim como parte de uma equipe com uma missão que tem significado e impacto.
- Desenvolvimento pessoal
Você oferece aos seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento pessoal e opções para carreiras futuras? Um local de trabalho que deseja recrutar e reter colaboradores também deve oferecer oportunidades para seu futuro e ajudá-los a se tornarem relevantes para o mundo.
Fazendo uma reflexão sobre esses tópicos e os colocando em prática, certamente sua empresa terá mais sintonia com seus colaboradores.