Tecnologias de inteligência artificial podem ajudar a reduzir tarefas, automatizar e melhorar recursos organizacionais em seu local de trabalho.
No entanto, a maioria dessas ferramentas estão fora de alcance da grande massa, sendo adotadas apenas em 7% das organizações americanas, conforme os dados coletados pelo censo dos Estados Unidos.
Um dos motivos para que não haja essa implementação, se deve aos líderes que acreditam que a empresa pode ser afetada negativamente. Seja por interromper a dinâmica do local de trabalho ou exigir novas habilidades que a maioria dos colaboradores não saberia fazer.
Para isso, os professores da Harvard Business School, Rebecca Karp e Aticus Peterson, listam três etapas para encontrar o ritmo estratégico que permita que as empresas implantem IA de forma segura.
- Etapa 1: Avaliar o impacto
Em vez de fazer pesquisas amplas em toda empresa, selecione apenas quais as tarefas teriam mais tendência para ter a inteligência artificial, e a partir disso estude o impacto na sua implementação. Isso requer primeiro mapear e comparar os processos feitos antes e depois, e também conversar com os fornecedores sobre como será feita a mudança. Após o mapeamento, é hora de avaliar o quanto a solução de IA poderá afetar os aspectos da sua organização.
- Etapa 2: Identificar barreiras à adoção
Entender a capacidade e a vontade dos membros afetados por adotar a IA é essencial para determinar o ritmo certo. Os líderes precisam conversar com os funcionários sobre como eles se sentem em relação às mudanças que estão por vir e antecipar possíveis barreiras. Descubra até que ponto as pessoas têm habilidades para gerir a inteligência artificial, se elas se sentem confortáveis com a situação e se estão dispostas a receber treinamento. Não deixe os seus funcionários acharem que estão atrasados ou desqualificados para o cargo.
- Etapa 3: Definir o ritmo
Depois que seus funcionários se sentirem capazes e engajados em adotar a inteligência artificial, é preciso mapear novamente a capacidade de adoção e disposição em adotar. Caso essas dimensões estiverem baixas, é recomendado dividir a implementação em etapas mais lentas, para que dê tempo de organizar melhor a empresa e os funcionários. Quando essas duas dimensões estiverem altas, então é sinal para seguir em frente.
Dessa forma, a empresa como um todo se sentirá inclusiva e confiante na nova era digital.