Pular para o conteúdo

Robôs que entendem os humanos?

Marcações:

O Google pretende solucionar de vez as barreiras de linguagem entre humanos e máquinas através da inteligência artificial. A proposta é criar um robô auxiliar que consiga compreender os comandos humanos. Fazer isso não é tão simples como se parece, já que a forma que nos comunicamos depende de diversos fatores, como contexto e a ambiguidade, algo que requer uma compreensão complexa para decifrar o que está sendo comunicado.

Robôs geralmente são projetados para responder instruções curtas e específicas. Por isso, já vemos robôs que podem realizar pequenas tarefas como buscar bebidas e limpar superfícies. No entanto, ainda são lentos e entendem apenas comandos simples como “Traga-me uma garrafa de água”.

Diante disso, o Google está empenhado em fazer com que o robô entenda frases com intenções ocultas, como por exemplo na frase “Eu derramei minha bebida, você pode me ajudar?”. A partir dessa frase, o robô entenderia que a pessoa deseja uma esponja de cozinha.

Esse sistema está sendo batizado como PaLM-SayCan, e seria capaz de decifrar corretamente 84% das interações.

Em um futuro próximo, os pesquisadores esperam melhorar as habilidades desses robôs a ponto de conseguirem fazer mais que atividades domésticas complexas. Pretendem criar robôs com uma ampla linguagem que permitam interações verdadeiramente profundas com nós humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *