Pular para o conteúdo

Robôs podem substituir humanos no trabalho?

Marcações:

A empresa de robótica, Boston Dynamics, compartilhou os novos truques do seu robô Atlas. Com 89 kg e 1,52 metro de altura, a inovação é construída com peças impressas em 3D.

A equipe de engenheiros fez o robô humanoide com a capacidade de pegar objetos, para utilizá-lo em canteiros de obras, por exemplo. Em um vídeo, é possível ver Atlas carregando diferentes tipos de objetos, com movimentos sofisticados em tarefas industriais e de construção.

Atlas carrega objetos, o que na verdade é uma atividade bastante complexa, já que a máquina precisa calcular a força ideal para pressioná-los – sem quebrar – e ao mesmo tempo não deixá-los cair. Além disso, o Atlas precisa manter essa mesma precisão ao caminhar, subir escadas ou saltar com o objeto. As próximas melhorias serão desenvolver visão e a capacidade de Atlas entender o mundo.

A ideia de um robô com força e agilidade superiores à humana, pode ser uma grande ajuda para as empresas, e até mesmo virarem assistentes pessoais. Contudo, fica o questionamento sobre o impacto desta inovação. Desde questões éticas sobre os limites da tecnologia, até como ela pode substituir humanos e impactar o mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *