Pular para o conteúdo

Você conhece os super apps?

Marcações:

Com a chegada e avanço dos smartphones, surge uma gama diversificada de aplicativos. Diante desse fato, o natural seria acreditar em um crescimento e diversificação desse mercado.

Porém, já é possível observar um fenômeno de centralização no oriente, e que em breve pode chegar ao hemisfério ocidental: os super aplicativos. São aplicações que oferecem um portal de diversos serviços em um só lugar, desde o gerenciamento de suas finanças, até a entrega das compras do mês, por exemplo. Na China os super apps de sucesso são o WeChat e o Alipay.

A lógica é que, em vez de instalar diversos apps para cada função, seria melhor agrupá-los em um só lugar. Desta forma, se evitaria a criação de diversos cadastros e traria mais fluidez aos usuários.

Hoje, mais do que nunca, a criação de novos negócios e produtos é impulsionada pela experiência do consumidor, e a forma como os consumidores interagem com os super aplicativos é o que os torna únicos.

Há quem acredite que a origem dos super aplicativos está relacionada aos modelos econômicos mais fechados – países que restringem o acesso ao facebook, youtube, streamings etc. Um contexto em que as empresas teriam mais condições para integrar em uma só plataforma, muitos serviços, através de miniaplicativos.

Em economias fechadas onde os super aplicativos são um sucesso, os miniaplicativos servem como a espinha dorsal dos super aplicativos, onde os processos de pagamento, marketing e comunicação não são necessários para cada serviço agregado, mas fornecidos pelo ecossistema com menos barreiras de entrada.

Seria algo como a união entre o Uber, Airbnb e iFood num único serviço.

Apesar de ser apenas uma especulação, tudo indica que em breve o ocidente vai descobrir os super apps.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *